Você, que não é vegetariano, ficaria um dia sem comer carne? Pois a campanha “Segunda Sem Carne” tem essa pretensão: convidar você a ficar pelo menos um dia (a segunda-feira é a sugestão), sem ingerir qualquer tipo de carne. Traz muitos benefícios à saúde.
Os argumentos dos organizadores são convincentes. Ao diminuir o consumo de carne, reduz-se, ao mesmo tempo, o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros.
A Campanha foi lançada nos Estados Unidos em 2003. O movimento Meatless Monday (segunda sem carne) vem ganhando adeptos em vários países e ficou famoso quando o beatle Paul McCartney chamou a atenção da mídia. Sua filha, a estilista Stella McCartney também é uma divulgadora da campanha.
A campanha é, portanto, um convite a repensar nossa alimentação cotidiana, muitas vezes pobre em nutrientes pelo simples desconhecimento da variedade de hortaliças e verduras disponíveis. Neste quesito, o brasileiro tem a vantagem de morar num país que é um dos maiores produtores de grãos e hortaliças do mundo.
Participe! Reduza o consumo de carne.