Você já ouviu falar do Museu da Tolerância? O projeto, assinado por Juliana Corradini e José Alve e lançado em setembro pela USP, terá 15 mil metros quadrados, tem previsão de ser entregue em três anos e custará cerca de R$ 75 milhões. Iniciativa do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da USP, o museu (que está demonstrado no vídeo abaixo) contará com exposições fixas e temporárias, dois auditórios, um cinema, um espaço pra show e salas de estudo.
“O Museu será um espaço mais voltado para a área educacional, para ensinar os estudantes a conviver na diversidade. Terá um aspecto interativo e uma concepção próxima a do Museu da Língua Portuguesa” conta a coordenadora do LEI Zilda Iokoi.
O que um museu da tolerância mostra?
O museu tem o objetivo de devolver à sociedade os conhecimentos e resultados das pesquisas desenvolvidas no LEI e de outros centros de pesquisa nacionais e internacionais. A entrada será gratuita para estudantes e a expectativa é de receber 5 mil visitas diárias.
E como aprendemos a tolerância?
Tento ensinar diariamente aos meus filhos, mas o melhor caminho é nunca deixar de estar aberto para aprender. Eu estou. Recebi (e aceitei) o convite de Sheila Finger, do Instituto Mãe Pessoa, que coordena um curso à distância sobre o tema oferecido pelo Centro de Estudos sobre Psicanálise e Intolerância (CEPI).
[Há tempos conheço a plataforma Moodle através dos relatos de minha querida Cybele Meyer que ministra cursos por lá e desta vez serei eu a testar o formato.]
Se você também se interessou, vale olhar: além de gratuito, é aberto a todos os interessados e não requer conhecimentos prévios de psicanálise, sendo conduzido na web através da troca entre os participantes e professores no Forum Online e nos Chats realizados em tempo real durante o curso, ministrado com apoio de textos em formato PDF. O curso inicia no dia 25/10 e acontece, em aulas virtuais às 2ªs e 5ªs feiras, até 10/12/2010. Ao final o aluno receberá um certificado conferido por sua participação nos chats, discussões no Forum e envio de texto (máximo de 3 páginas, na fonte Arial 12, com espaço duplo) no final do curso, escrito com base em suas reflexões sobre o conteúdo das aulas.
“Educação para a Tolerância: Contribuições Psicanalíticas”A partir de diferentes perspectivas e abrangências, serão discutidas questões ligadas à educação, compreendida no seu sentido amplo, como um processo ininterrupto, que dura toda a vida.A psicanálise, ao deter-se na constituição e desenvolvimento do sujeito, permite aprofundar o olhar sobre as condições necessárias ao processo pedagógico e seus desdobramentos. Levando sempre em conta as relações intersubjetivas, auxilia também na compreensão das diversas relações envolvidas neste processo. Uma educação para a tolerância visa a compreensão e busca dar condições éticas para que possamos nos voltar para o Outro, de modo a acolher as diferenças e contribuir na construção de um mundo mais solidário.
Informações da equipe:
- Coordenação do CEPI: Ilana W. Novinsky
- Organização do Curso Virtual: Sheila Skitnevsky Finger
- Colaboração: Taly Szwarcfiter
- Professores: Ilana W. Novinsky, Liliana Emparán, Luanda Francine Garcia da Costa, Mara Selaibe, Maria de Fátima Henriques Duarte de Oliveira,
- Miriam Halpern Goldstajn, Myriam Chinallim, Sheila Skitnevsky Finger, Susan Markuszower, Vera Lucia Marinho de Carvalho