O cenário é o seguinte: Pétalas no chão, tapetes que atravessavam o salão, muitas flores, foguetes e uma comitiva chegando na direção do nosso hotel, hotel que por sinal mais parecia um enorme Palácio em Agra. Era um casamento indiano!!!
A noiva com sari vermelho, por sinal na Índia as maioria das mulheres indianas escolhem vermelho, cor da deusa Lakshmi, símbolo da beleza, da fartura, da generosidade e principalmente da riqueza e da fortuna. A deusa é sempre invocada para amor, fartura, riqueza e poder. É o principal símbolo da potência feminina, sendo reconhecida por sua eterna juventude e formosura.
Uma curiosidade: a noiva que fica esperando o noivo.
As mãos da noiva, assim como as de suas amigas recebem lindos desenhos de henna antes do casamento. Já na exuberância desses, pode-se saber a qual casta pertence a felizarda.
Já o noivo é o homem mais importante da festa e estava muito elegante.O noivo chega conduzido por uma procissão, às vezes montado num cavalo branco, de turbante e espada
Por sinal o momento do cortejo foi emocionante, o tempo todo, a família do noivo nos convidava para participar da festa, sem o menor preconceito e com uma alegria indescritível. Neste cortejo além da animação haviam elefantes, camelos, cavalos, animados pela banda que acompanhava.
O momento da foto abaixo é quando eles se encontram.
Nessa foto os noivos já trocaram guirlandas. A troca de guirlandas seria algo parecido como nossa troca de alianças.
Alguns outros detalhes do cerimonial:
O sacerdote invoca as bênçãos de Brahma para o casal e se dirige a seus antepassados, pedindo-lhes para abençoar aquela união.
Iogurte e mel são oferecidos pela noiva ao futuro marido, como indicativo de sua pureza e doçura. Ambos trocam um colar, colocado durante a cerimônia no pescoço um do outro. Ao final, o pai entrega a mulher ao marido e eles trocam seus anéis.
O ambiente é purificado com óleos e essências, enquanto os pombinhos fazem juras de amor eterno.
No final da cerimônia, pisam em uma pedra, para simbolizar a força do amor de ambos.
Mas, a festa não para por aí. Mesmo depois de casados tem outras cerimônias a cumprir na nova casa. Levam consigo uma chama sagrada, que devem manter acesa.
Primeiro entra a noiva, com o pé direito e depois o noivo. A seguir, ficam em silêncio até o cair da noite, para que, sob um céu estrelado, prestem homenagens a seus antepassados.
A jóia indiana está fortemente ligada ao casamento, e existe uma grande necessidade de torná-lo visível aos olhos da sociedade. A Índia é regulada pelas regras do casamento e da religião. Ao término do ato do casamento, é comum o pai da noiva dizer para o genro: “Agora eu lhe entrego esta menina adornada de ouro”.
O único bem pertencente à mulher são as jóias, que ela recebe da sua família ao se casar. Caso o casal venha a se divorciar, ela vai ter direito de levar, apenas essas jóias consigo. Nada mais! Todo o resto fica para a família do marido.
E se vier a enviuvar-se, grande azar para uma mulher hindu, ela não poderá mais usar nem mesmo essas joias em seu corpo, mas poderá passá-las às filhas.
Saptapadi é o versão em Sânscrito para os sete passos, que representam a união do casamento. O noivo primeiro coloca um brinco de prata nos dedos do pé da noiva e a garganta é enrolada pelo sari da noiva. De mãos dadas, eles rodeiam o fogo sagrado sete vezes, recitando seu juramento. O número sete refere-se à Terra, o Sol, a Lua e aos quatro Planetas visíveis a olho nú, posicionados em harmonia de uma única lei.
Sãos essas as juras:
Todos os prazeres e a dor, dividira comigo, seja aonde for, lá estarei.
Dou esse primeiro passo com você.
Dou esse primeiro passo com você.
Eu protegerei nossa família, com nosso amor, que amo com meu coração pleno.
Dou esse segundo pasoo com você.
Lavaremos nossas mentes, limpas da poeira na água da sabedoria, que conhecemos e confiamos juntos.
Dou esse terceiro passo com você.
Dou esse terceiro passo com você.
Aproveitaremos nossa alegria e trabalho, reduzindo o sofrimento alheio.
Dou esse quarto passo com você.
Que eu quero seus quereres e permanecerei sempre fiel.
Dou esse quinto passo com você.
Que viveremos com nossos meios e saúde espiritual.
Dou esse sexto passo com você.
Que, com esse fogo por testemunha, você estará comigo até a morte,
Dou esse sétimo passo com você.”
Fotos dos convidados e outros momentos da festa:
Fontes: http://deborawolf.com/2009/03/21/casamento-de-raj-e-maya/
http://www.zagg.com.br/?p=230
http://www.almacarioca.net/casamento-hindu-lu-dias/
Fotos: Elizabeth Tokitaka, J. Moacyr de Freitas Araujo e Gerusa Gurak
http://www.zagg.com.br/?p=230
http://www.almacarioca.net/casamento-hindu-lu-dias/
Fotos: Elizabeth Tokitaka, J. Moacyr de Freitas Araujo e Gerusa Gurak