Currículo

9 de nov. de 2009

Yoga Nidra


Neste ultimo final de semana fui presenteada com uma .... (hum....).... na verdade não encontro palavras para descrever a brilhante aula de Yoga Nidra dada pelo nosso querido professor Zé Antonio (José Antonio Machado Filla) na turma de pós graduação em Yoga.
Foi um momento mágico e emocionante que eu só tenho a agradecer.


Aproveitando:


Yoga Nidra ou Yoganidra  é um processo de relaxamento consciente composto de várias etapas e foi compilado de práticas da tradição tântrica (Ribeiro, 2007). Nidra é um termo em sânscrito que significa sono e Yoganidra pode ser traduzido como “sono psíquico” ou “sono lúcido”. De acordo com Saraswati (1962) na Yoganidra o padrão de ondas cerebrais se encontra em alfa, no estado entre o sono e a vigília, em que se pode vivenciar profundo relaxamento, estados visionários, sonho consciente e imagens simbólicas. O Yoganidra propõe a evocação de sensações, visualizações, o uso criterioso da imaginação e organização dos pensamentos.
O Yoganidra possui diferentes níveis e dentro desses níveis seguem-se alguns passos:
Preparação – deitado, o praticante deve sentir seu corpo e os apoios em relação à terra. Focalizar sua atenção no objetivo do Yoganidra, com uma sugestão positiva para si mesmo. Mentalizar que nenhuma parte do seu corpo se moverá e que não dormirá durante a prática. Deve remover todas as preocupações, tensões e conflitos e permitir que sua mente se aquiete.
Relaxamento – o praticante deve soltar todas as partes do corpo, desde os pés até a cabeça. Com os olhos fechados, deitado em decúbito dorsal.
Resolução –  pode ser traduzido como uma resolução ou uma determinação que o praticante faz em relação ao seu direcionamento na vida. Deve-se repetir mentalmente a resolução por três vezes usando as mesmas palavras.
Rotação de consciência rápida  – o praticante deve tocar mentalmente cada parte do seu corpo seguindo sempre a mesma seqüência.
Visualização de cenários  – o praticante deve visualizar mentalmente uma seqüência de imagens de reverência, como por exemplo, flores, pássaros, natureza, montanha, igreja, cachoeira, floresta e outros símbolos.
Resolução – a resolução ou determinação deve ser repetida novamente usando as mesmas palavras.
Término – o praticante volta sua atenção para a passagem do ar pelas narinas. Percebe o espaço onde se encontra e o contorno do seu corpo. Espreguiça o corpo todo, piscando algumas vezes. A prática do Yoganidra está completa.


Na R White Academia nós realizamos aulas de Yoganidra todas as sextas pela manhã. Informe-se!!


Fonte auxiliar : http://imaginacaocriativa.blogspot.com/2008/01/yoganidra.html