Currículo

18 de ago. de 2009

Deus me livre de ser normal


A foto acima retrata um momento especial que tive no final de semana passada, a prazerosa oportunidade de ouvir o Professor Hermógenes e, gostaria de declarar minha intensa admiração por ele. Na foto, Andréia (uma amiga que admiro de coração), o Professor e eu. Quem conhece suas obras sabe exatamente do que estou falando. Aos 86 anos (acho), Hermógenes esbanja sabedoria e bom-humor. Tudo isso, segundo ele, "graças à tuberculose", que levou-o a uma transformação profunda, através da yoga. Gostaria de usar este espaço para relembrar algumas palavras e termos, que com imenso bom humor, ele sugere.

Em primeiro lugar a importância de fugirmos da Normose (doença descrita por ele como a conduta de sermos normais, suscetíveis à imposição dos outros, abrindo caminho para sermos manipulados e caindo na mediocridade). Mas com inteligência ele nos lembrou que devemos fugir da Normose mas não podemos/devemos agredir ninguém com esta oportunidade/escolha de sermos diferentes. Lembrando: devemos ser diferentes sem agredir o nosso próximo com estas diferenças. Se curar desse mal implica em ser liberto, iluminado, ser um com Deus, ser livre.

Em segundo lugar vale a pena repensarmos sobre a Humildação (nossa busca pela humildade). A humildade tem o poder de nos ajudar a nossa mente reduzir em nós o nosso eu. Tarefa difícil, mas um caminho importante.

Ele também nos lembrou do que é o YOGA, a diferença que o YOGA pode fazer pela nossa vida e que ele vai muito além do contorcionismo bobo que algumas pessoas fazem ou vendem por aí. YOGA é autoterapia e ele pode transformar a sua vida.

A partir do momento que você viver o Yoga ele vai modificar seu comportamento, você vai transformar a sua vida.

Sugestões de leitura deste ícone do yoga:
- Autoperfeição em Hatha Yoga (seu primeiro livro, hoje está em sua 50ª edição)
- Yoga para nervosos
Filmes
- Deus me livre de ser normal
- Do lodo ao lótus

.